12 de abril de 2025

Gołąbki

Gołąbki, essa palavra estranha que nem tenho os caracteres para digitar no meu teclado, é uma receita tradicional polonesa. Meu último sobrenome é polonês junto a outros da família mas não há nada realmente afetivo aqui: não teve vó, tia, parente prendado que fosse para ensinar e repassar a cultura de um povo pra lá de distante, tempo e espaço. Houve curiosidade, isso sim. Um dia, enquanto doomscrolling em qualquer rede social em que isso é possível, esbarrei num vídeo em língua desconhecida para mim, conferi os comentários também indecifráveis, cliquei na tradução automática e lá falaram que a moça fazia uma versão muito parecida com esse da culinária do leste europeu. Joguei no Google e é isso. Emoção.

golabki
golabki
golabki
golabki

Em resumo, é colocar o recheio (no caso, segui a receita tradicional) que quiser enrolado no repolho previamente cozido, depois levar ao forno. Descobri que é muito divertido separar as folhas de repolho, elas ficam molengas e ao mesmo tempo rígidas, não se partem e moldam fácil. Fiz o passo a passo igual a @jennycancook, tradução tosca e comentários por minha culpa.

  • 1 repolho grande
  • 1 colher azeite de oliva
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picado
  • 2 cogumelos (não coloquei, não tinha em casa)
  • 3/4 xícara de arroz (no original misturava cru, eu dei uma pré-cozida)
  • 1/2 kg carne moída
  • Salsinha
  • Molho de tomate
  • 1 1/2 colher de sal
  • Pimenta do reino
  • 1 xícara de algum líquido: molho, água do repolho, só água... segue teu coração

A receita completa, com instruções e tudo, pode encontrar no site dela, mas não tem muito segredo. Antes de tudo é ferver o repolho na maior panela que tiver na cozinha, separar folha por folha. Precisa refogar o alho e cebola e fazer o arroz. Depois disso preparar o recheio numa vasilha, que é juntar a carne moída, o arroz pré-cozido, todos os temperos e fazer os embrulhos com as folhas, uma colher generosa em cada um. Coloca tudo numa forma ou refratário grande, de preferência alto, preenche com água/molho que a ideia é ficar ligeiramente submerso, cobre com papel alumínio e deixa no forno por 1h30 a 300 graus. Voilá.

Fun fact: a tradução do nome significa pombinhas porque aparentemente é o que parece. Não sei polonês mas é o que dizem na internet. E se tá na internet deve ser verdade.

2 comentários

  1. Oi, Marina. Eu também havia visto seu blog no Blogueiros Raiz, e vi também essa receita. Se eu disser que aqui no Japão temos um semelhante, que se chama kyabetsu rooru (a forma japonesa de dizer cabbage roll ou rolinho de repolho), mas o recheio geralmente é carne de porco moída com cebola e outros vegetais, e os rolinhos são cozidos no vapor. Logo que vi a foto final, lembrei do daqui... Mas são gostosos, apesar que recentemente o repolho ficou muito caro aqui (antes era tão barato que as donas de casa levavam de penca e alguns estabelecimentos serviam repolho cru à vontade quando se serviam tonkatsu ou carne de porco empanado e frito, para fazer a digestão).

    ResponderExcluir
  2. Deu vontade de fazer, só achei 1h30 no forno muito tempo pois sou ansiosa rs :)

    ResponderExcluir